Rua Tabatinguera, 318 - Centro - São Paulo - SP

3 de ago. de 2010

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO




QUARTA. 04/08. 20h
Cineclube Pagu - "Antes da Revolução"
Segundo filme do diretor Bernardo Bertolucci, realizado em 1964, conta a história de Fabrizio (Francesco Barilli), um jovem de 22 anos, que passa por uma fase de indecisão política e afetiva. Apesar de renegar a burguesia, não se sente à vontade no movimento revolucionário, por considerar-se à frente das ideologias da esquerda. Ao mesmo tempo vive um amor conturbado com sua tia. 115 minutos em preto e branco.

SEXTA. 06/08. 20h
Espetáculo de dança contemporânea - "Memorial do Quarto Escuro"
O quarto é o sítio da intimidade, onde se encarnam memórias, angústias, desejos e esperanças, onde cada um está à mercê de sua consciência, e qualquer tentativa de aparência é inútil.

Com Edson Calheiros; Direção: Nana Pequini; Cenografia: Gustavo Ayala; Projeto de luz: Rui Ricardo Diaz; Trilha sonora: Allen Ferraudo

SÁBADO. 07/08. 15h
Tarde de vídeo e debate - Lutar não é crime!
Exibição do documentário “Intervenção” que trata da criminalização e perseguição sofrida pelo Movimento das Fábricas Ocupadas no Brasil, seguido de debate com trabalhadores da Flaskô, fábrica ocupada sob controle dos trabalhadores em luta pela estatização.

QUARTA. 11/08. 20h
Cineclube Pagu - "A Batalha de Argel" 
Filme de 1965, do diretor italiano Gillo Pontecorvo que descreve eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, um marco do processo histórico de libertação das colônias européias na África. A ação concentra-se entre 1954 e 1957 [a guerra só terminaria em 1962], mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a Frente de Libertação Nacional [FLN] desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas em táticas de guerrilha bem elaboradas. 121 minutos em preto e branco.

SEXTA. 13/08. 20h
Abertura da Exposição Mapa Xilográfico Bela Vista/Bexiga - de 13/08 a 11/09
O Coletivo Mapa Xilográfico, desde 2006, desenvolve um projeto artístico de investigação histórica dos bairros/cidades, mediante o mapeamento das árvores cortadas nas ruas, utilizando-se da técnica da Xilogravura para a impressão da superfície dos troncos, relacionando, de forma simbólica, árvores e moradores como testemunhas do processo de urbanização e seus desdobramentos.

QUARTA. 18/08. 20h
Cineclube Pagu - "Daens"
Lançado no Brasil com o subtítulo "Um Grito de Justiça", o filme do diretor Stijn Coninx é ambientado na cidade de Aalst, no norte da Bélgica, no final do século XIX. A vida de trabalhadores de uma fábrica de tecidos local, onde crianças e mulheres são exploradas, começa a modificar-se com a chegada de Daens, um padre revolucionário que se muda para a cidade e vai morar na casa de seu irmão jornalista. 138 minutos.

SEXTA. 20/08. 20h
Documentário e debate -  70 anos do assassinato de Leon Trotsky
No dia 20 de Agosto de 1940, o revolucionário russo Leon Trotsky foi assassinado por Ramon Mercader, agente do stalinismo no México. Nesse dia exibiremos o documentário "Trotsky" de Alain Dugrand e Patrick le Gall, inicialmente produzido para o canal francês de televisão FR3 em 1988, com consultoria do historiador Pierre Broué. 120 minutos, cópia feita a partir de VHS.

QUARTA. 25/08. 20h
Cineclube Pagu - "Persépolis" 
É um filme de animação francês de 2007, baseado na graphic novel de autoria de Marjane Satrapi. Conta a história de uma iraniana de oito anos, que sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria.

SEXTA. 27/08. 20h

Show Musical - Juh Vieira
Com quase 20 anos de estrada, Juh Vieira compõe, toca, canta, pinta e é ator. Alguns nomes com quem já tocou: Dercio Marques, Zé Geraldo, Cezinha Oliveira, Renato Braz, Daniela Lasalvia, Toninho Ferragutti, Gerson Oikawa, Bré. Como ator, participou do Teatro do Viés, do Vento Forte e, há 3 anos, do Engenho. Neste grupo de teatro, foi ator, compositor e diretor musical do espetáculo OUTRO$ 500. Juh Vieira vai mostrar nessa apresentação suas composições presentes no primeiro CD, Desclassificado, e em seu novo CD, Pecados Cotidianos, este em processo de mixagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário